Francisca Hadriana Leite Mendonça Saraiva
Barro, 29 de Abril de 2013
Um curso presencial ou a distância de qualidade pode se processar de múltiplas formas e depende de um conjunto de fatores fundamentais, dentre os quais destacam-se a motivação, o entusiasmo, o compromisso e a assiduidade. Nesse contexto, vale ressaltar a importância da interação entre os participantes e orientadores no processo ensino-aprendizagem.
Um bom curso presencial ou a distância precisa de um bom gerenciamento administrativo, de ambientes com uma boa infra-estrutura física que facilite a aprendizagem, planejamento bem elaborado com atividades enriquecedoras, criativas, investigativas e monitores capacitados. Tais atividades devem respeitar as diferenças individuais e os diversos ritmos de aprendizagem.
Destarte, convém ressaltar a importância das ferramentas pedagógicas e tecnológicas no campo educacional. Porém, atualmente percebe-se que parte da educação ainda acontece no contexto tradicional, onde predomina a burocracia, a falta de inovação curricular, a sala de aula como espaço específico de aprendizagem, o professor como mentor que utiliza apenas métodos expositivos e alunos pouco instigantes e participativos no processo, que se acomodam e esperam apenas por algo pronto. No entanto, nota-se que esse modelo precisa avançar, ser inovado até porque a sociedade está sempre na busca de algo novo, tendo em vista que se vive a era de informática.
Por outro lado, do ponto de vista da educação contemporânea, apresenta-se como proposta pedagógica concreta os cursos semi-presenciais pela internet, onde equilibra o presencial e o virtual, a interação entre alunos e tutores, focaliza atividades inovadoras e participativas individuais e em grupo. Destaca-se nesta conjuntura a importância da flexibilidade do tempo e lugar para o acesso às aulas e um sistema de apoio ao cursista para suprir a ausência diária do professor. Os encontros presenciais transcorrem sob a orientação de um formador previamente capacitado, estes promovem a troca de experiências dos resultados obtidos através de ações inovadoras e interação das tecnologias.
Diante do exposto, faz-se necessário que professor-aluno não permaneça no comodismo, no modelo tradicional, mas busque a inovação através de novas instruções e uma das formas são os cursos semi-presenciais e virtuais, focados na formação continuada com interação entre os participantes. Nesse sentido, as instituições devem oferecer cursos a distância do tipo semi-presenciais,utilizando diferentes mídias digitais, com a intercalação de alguns encontros presenciais, sob a orientação de um tutor, nos diversos níveis e modalidades de ensino.
Vale ressaltar que as dificuldades aparecerão, pois nem todo professor -aluno possui o domínio das ferramentas tecnológicas, tais como a internet, vídeo-conferência e teleconferência, mas quando se busca aperfeiçoar a prática pedagógica, procura-se vencer as barreiras, os desafios, os impactos e supera-se as dificuldades, desse modo acontece mudanças significativas, melhores conquistas e grandes resultados no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades.
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